segunda-feira, 2 de abril de 2007

Janio Quadros e seus coletivos


Eh engracado.
Todas as vezes que eu vejo um onibus de 2 andares, o 'double-decker bus', eu me recordo do Janio Quadros.
E toda vez que eu me recordo do Janio, 4 coisas vem a minha mente;
a vassourinha, a proibicao dos skates no Parque do Ibirapuera , a pintura em vermelho de toda a frota de coletivos da CMTC, e claro, os onibus de 2 andares, que hoje em dia, seriam uma presa facil para o PCC.
O Janio queria dar um certo 'ar londrino' para a cidade.
Ate seus 'habitos etilicos' eram londrinos.
Lembro da minha epoca de office-boy, em 1988, quando existia uma linha destes onibus na Av. Brigadeiro Luiz Antonio.
Foram poucas as vezes que eu entrei na versao paulistana do 'double-decker'.
E nestas raras vezes, sempre rolava uma frustracao.
O andar de cima era lotado !
Era impossivel voce subir ate la.
Com a parte superior cheia, o pessoal se afunilava nas escadas estreitas, esperando uma 'vaguinha' e de la nao saiam.
Todos queriam estar no segundo andar, claro.
A parte de baixo do 'super-coletivo' nao tinha graca, era muito obvia.
Nao me recordo do apelido que deram ao onibus, com certeza existia um apelido, como tudo no Brasil tem, mas me foge da memoria.
Well, tive que percorrer 12 mil quilometros e esperar quase 20 anos para conseguir um lugar no andar de cima.
Nao tenham duvidas, toda a vez que eu pego um 'double-decker' por aqui, eh pra la que eu corro, sempre com lugares disponiveis, numa outra perspectiva da paisagem.
Eh muito legal !!
Mas, pensando bem, me pergunto;
Porque o 'double-decker' nao deu certo em Sampa ??
Na teoria deveria ter 'vingado'.
Mas a teoria eh muito diferente da pratica.
Talvez seja por isto...

9 comentários:

Ana disse...

adorei seu blog...adoro fotografias...quero mais....tira uma daqueles cabeções de cotonetes preto!
kkkkkkkkkkkkkkk
ve se consegue tirar uma risada deles
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
quero uma foto do meu baby
aí!
beijocas

Unknown disse...

AMEI...
queria um ônibus de 2 andares aqui no rio tmb =/
shuasuhasuhashuas

Tira mais fotos, viu...


O que seria um cabeção de cotonete??????
KKKKKKKKKKKKK

Unknown disse...

Na realidade eu queria estar com vc na parte de baixo, de cima, na rua...em qualquer lugar...queria mesmo era sua companhia:) Bjooooooo meu lindo

July Malta disse...

Edu!!!
Olha só o que eu achei para vc!!
"Surgem os ônibus de dois andares. Inspirados nos tradicionais coletivos ingleses, eles são apelidados de "Fofão" pelos funcionários da CMTC e de "Dose Dupla" pela população. Como regularmente batiam em árvores e se enroscavam na fiação dos trólebus, começaram a ser retirados das ruas dois anos depois."

Tá ai os apelidos!! Eu lembro da única vez que andei, no andar de cima, em uma excursão da escola, apertada no meio de um monte de amiguinhos!!!

Saudades querido.. e seu blog tá nos favoritos já!!
Bjos

Edu disse...

Ae Ju !!!!

Valeu !!!

Fofao e Dose Dupla...que maravilha, obrigado !

Unknown disse...

Eu trabalhava na CMTC na época do Fofão e o Fábio trabalhou na construção dele, temos uma foto com todos os funcionários da oficina em cima dele e já com um bunner escrito O FOFÃO...boas recordações!!!
Dá uma olhada lá no álbum de fotos da CMTC, o Fábio postou a fotos lá.
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*469875:3
Bjssssss

Edu disse...

kkkkkkkk

que foto show !!!!

o link correto;

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*469875:f34

a galera invadiu o chassis do Janio !!!

kkkkkkkkk

valeu Eliane !!!
contribuicao excelente !!

Edu disse...

Alias,

Meu cunhado Fabio, ex-CMTC, ao lado do Fofao, ja pintado e prontinho.
Foto historica esta !!

Vale a pena conferir;

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*469875:f33

Que maravilha...ressucitamos o 'PROJETO FOFAO' !!!
kkkk

Ana disse...

hauhauhauhauhauhauahuahuahua
esse buzão cinza esta pedindo arrego!
jamais subiria num desses na verdade..tenho um medo terrivel de altura...Edu cade os cotonetes?
beijos